O Conselho Deliberativo dos Gaviões da Fiel foi criado desde a fundação, em 1969. O principal objetivo era ser um agente fiscalizador e, ao mesmo tempo, dar o suporte para toda a diretoria executiva, principalmente ao presidente, orientando e colaborando em todas as questões que fossem necessárias.
Os Gaviões da Fiel são a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.
No início, não havia eleições para a escolha dos conselheiros, pois eram todos indicados por membros da diretoria. O critério para fazer parte era pela caminhada na sede, conduta e por serviços prestados à entidade.
As eleições para conselheiros começaram somente em 1993, quando José Cláudio de Almeida Moraes (Dentinho) foi escolhido para assumir a presidência dos Gaviões. Anteriormente, o presidente era eleito pelo Conselho Deliberativo, composto por 40 pessoas. Eram 20 conselheiros bienais e 20 conselheiros vitalícios.
Como reza o Estatuto do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida, atualmente existem três tipos de conselheiros: os trienais (escolhidos por meio do voto do associado); os vitalícios; e os beneméritos. Os conselheiros vitalícios (ex-presidentes e indicados) são aqueles que sempre poderão participar do Conselho e ter o poder de voto. Já os Beneméritos, são aqueles conselheiros vitalícios que, por algum motivo, não conseguem comparecer a todas as reuniões do Conselho, por isso recebem o reconhecimento de Beneméritos. Estes podem frequentar a qualquer reunião do Conselho, porém não têm o poder de voto.
São realizadas reuniões mensais sobre os mais variados assuntos, tais como: aprovação de balanços financeiros; atuação dentro do Corinthians, como reuniões com o elenco ou diretoria; reformas na estrutura; ou quaisquer assuntos que sejam pertinentes aos Gaviões e ao Corinthians. Ao Conselho, cabe orientar a todo o momento a diretoria e preservar as normas, regras e ideais presentes no estatuto. O Conselho é um órgão de extrema importância para o funcionamento dos Gaviões da Fiel.
Conselho Deliberativo
2024 - 2027
Presidente: Raimundo César Faustino (Capá)
Vice-presidente: João Roberto Dutra (Dutra Itu)
1º secretário: Ademilson Bueno Pires (Ademilson)
2º secretário: Carlos Tadeu Miranda (Miranda)
CONSELHEIROS TRIENAIS ELEITOS
André Vedovate (Dedé Sapopemba)
Andre Machado (Alemão)
Bruno Machado (Gaga)
Celso Ribeiro (Celso Guarulhos)
Cleiton de Assis (Cleitinho)
Danilo Pereira (Danilinho)
Danilo Silva (Biu)
Eder Luiz (Ed)
Erico Almeida (Kinho)
Felipe Cavalin (Gigante)
Felipe Souza (Fell ULC)
Gabriel Rodrigues (Gabriel Taboão)
Kauê Deungaro (Kauê)
Luiz Nogueira (Pilik)
Marcos Rodrigo (Marcão)
Moacir Rodrigues (Moacir ZL)
Reginaldo Coelho (Kbção Itaquá)
Sergio Luis (Serginho ZN)
Tiago Rocha (Tiaguinho)
Wildner D Paula (Pulguinha)
SUPLENTES
João Vitor (JV do Vale)
Ednilson das Chagas (Ednilson)
Raphael Sales (Cara Branca)
Edjailson Silva (Perrechy)
Jefferson Costa (Febém)
CONSELHEIROS BENEMÉRITOS ELEITOS
Raimundo Faustino (Capá)
Edson Pereira (Nego Elson)
CONSELHO FISCAL
TITULARES
Eder Luiz (Ed)
Kauê Deungaro (Kauê)
Douglas Deungaro (Metaleiro)
SUPLENTES
Luiz Nogueira (Pilik)
Roberto Carlos Borges (Roberto Carlos)
João Carlos Nascimento (João)