O Conselho Deliberativo dos Gaviões da Fiel foi criado desde a fundação, em 1969. O principal objetivo era ser um agente fiscalizador e, ao mesmo tempo, dar o suporte para toda a diretoria executiva, principalmente ao presidente, orientando e colaborando em todas as questões que fossem necessárias.
Os Gaviões da Fiel são a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.
No início, não havia eleições para a escolha dos conselheiros, pois eram todos indicados por membros da diretoria. O critério para fazer parte era pela caminhada na sede, conduta e por serviços prestados à entidade.
As eleições para conselheiros começaram somente em 1993, quando José Cláudio de Almeida Moraes (Dentinho) foi escolhido para assumir a presidência dos Gaviões. Anteriormente, o presidente era eleito pelo Conselho Deliberativo, composto por 40 pessoas. Eram 20 conselheiros bienais e 20 conselheiros vitalícios.
Como reza o Estatuto do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida, atualmente existem três tipos de conselheiros: os trienais (escolhidos por meio do voto do associado); os vitalícios; e os beneméritos. Os conselheiros vitalícios (ex-presidentes e indicados) são aqueles que sempre poderão participar do Conselho e ter o poder de voto. Já os Beneméritos, são aqueles conselheiros vitalícios que, por algum motivo, não conseguem comparecer a todas as reuniões do Conselho, por isso recebem o reconhecimento de Beneméritos. Estes podem frequentar a qualquer reunião do Conselho, porém não têm o poder de voto.
São realizadas reuniões mensais sobre os mais variados assuntos, tais como: aprovação de balanços financeiros; atuação dentro do Corinthians, como reuniões com o elenco ou diretoria; reformas na estrutura; ou quaisquer assuntos que sejam pertinentes aos Gaviões e ao Corinthians. Ao Conselho, cabe orientar a todo o momento a diretoria e preservar as normas, regras e ideais presentes no estatuto. O Conselho é um órgão de extrema importância para o funcionamento dos Gaviões da Fiel.
Conselho Deliberativo
2021 - 2024
Presidente: Roberto Carlos Alves Borges (Roberto Carlos)
Vice-Presidente: Carlos Tadeu Gomes (Miranda)
1º Secretário: Rudolf Armand Salles (Rud)
2º Secretário: Ednilson Chagas Nascimento (Ednilson)